sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DEFINIDOS OS MINICURSOS DO VI CIEL


Minicurso 1: Identidades líquidas: os idílios e pesadelos nas utopias literárias                

Ministrante: Prof. Dt. Evanir Pavloski (UEPG)

Descrição: O advento da modernidade, enquanto marco de um processo de reorganização dos sistemas de significação nas sociedades, trouxe consigo uma crescente problematização das estruturas sociais e dos perfis identitários dos sujeitos nelas inseridos. O aparente “derretimento dos sólidos” e a conseqüente fluidez dos conceitos adotados, muitas vezes de forma efêmera, proporcionaram a criação de espaços e personagens literários que buscavam imprimir sentido em um universo experimental cada vez mais instável. Nesse contexto, o utopismo, seja como arquétipo ou elemento retórico das obras, representa um profícuo viés analítico da realidade moderna, o qual abrange manifestações tão diferentes como o idealismo democrático de Walt Whitman, o ufanismo tecnicista de H. G. Wells, o cientificismo dúbio de Aldous Huxley, o horror totalitário de George Orwell e a esterilidade pós-apocalíptica de Martin Amis. O objetivo do presente curso é revisitar algumas dessas produções e as condições histórico-sociais que as influenciaram, tendo como prerrogativa a análise de suas respectivas contribuições para as discussões atuais sobre as identidade sociais.

Número de vagas: 30


Minicurso 2: Identidades híbridas: representação do indígena no cinema brasileiro contemporâneo

Ministrante: Prof. Dr. Antonio João Teixeira (UEPG)

Descrição: Este minicurso visa discutir a questão do hibridismo cultural em quatro filmes brasileiros contemporâneos – Iracema, uma transa amazônica, Mato eles?, Árido movie e Terras da desordem –, focalizando seus personagens indígenas, cujas identidades se revelam num espaço que se situa entre o urbano e o selvagem, e levando-se em conta a vinculação existente entre cultura e poder.

Número de vagas: 30



Minicurso 3: An era of “Englishes”: questions of identity, accent and pronunciation

Ministrante: Profa Dt. Déborah Scheidt

Descrição: The proportion of non-native speakers of English to native speakers of that language in the world today might be as large as 3 to 1. That is to say that a learner of English is more likely to communicate in English with a non-native speaker than with a native speaker. What is the relevance of that fact to English teaching? In the first part of this course we discuss questions of identity posed by an era of different “Englishes”.  After that we concentrate on matters of accent and pronunciation and we look at some linguistic particularities of the English spoken by Brazilians that might cause interaction problems, for example, linking devices, the “schwa” sound, the pronunciation of the –ed termination of verbs, strong and weak forms of prepositions, etc.

Número de vagas: 30

Minicurso 4: Uma introdução à história do livro e da leitura


Ministrante: Prof. Dr. Fábio Augusto Steyer (UEPG). 


Descrição: Uma das maiores falhas existentes nos currículos dos cursos de graduação em Letras é a ausência quase que total de discussões em torno da história do livro e da leitura, tema de fundamental importância para os profissionais de nossa área. Mesmo na pós-graduação o assunto é pouco debatido e estudado. Tendo em vista a constatação desta debilidade, o objetivo deste curso é proporcionar aos discentes e demais interessados conhecimentos introdutórios sobre a trajetória do livro e da leitura desde a antigüidade até o mundo contemporâneo, considerando as tecnologias de cada época e os diferentes conceitos que assumem em cada momento histórico. A idéia é analisar a história do livro em si, além de suas formas técnicas e implicações culturais. 
Número de vagas: 30

Minicurso 5: L’identité française en discussion

Ministrante: Profa  MS  Maria Ruth Scalise Taques Fonseca (UEPG)

Descrição: Qu’est-ce qu’un Français aujourd’hui? La France est-elle «un pays d’immigration qui s’ignore», selon Dominique Schnapper? La conception française de citoyenneté est-elle adéquate aux réalités nouvelles? Ces questions donnent lieu à de débats qui ont pour but de rendre plus évident comment se crée l’ identité dans un monde où l’on a des difficultés à maîtriser les contradictions entre archaïsmes et modernité.

Número de vagas: 30

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