segunda-feira, 25 de março de 2013

APRESENTAÇÃO, REGULAMENTO, INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO

VII CIEL – Ciclo de Estudos em Linguagem

Linguagem, identidade e subjetividade no “breve século XX”

19, 20 e 21 de junho de 2013


Apresentação

O CIEL – Ciclo de Estudos em Linguagem – é promovido pelo Programa de Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade, pelo Departamento de Letras Vernáculas (DELET) e pelo Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELIN) da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
      Já estabelecido como um evento de relevância nacional, o CIEL sempre buscou se configurar como um espaço de reflexão das questões mais prementes do universo que se constrói a partir dos desafios de formar professores. Por considerar que é dever da universidade pública promover a pluralidade no ensino, na pesquisa e na extensão, o CIEL procura, da maneira mais democrática possível, colocar-se à disposição de diferentes concepções de linguagem na tentativa de manter na pauta as inquietações daqueles que não apenas escolheram o magistério para a ele dedicar suas energias profissionais, como também tem o privilégio (e as responsabilidades) de contribuir substantivamente para a formação de novos professores.
      Enquanto corolário da vertiginosa corrente de mudanças socioculturais que caracterizaram o Oitocentos, o século XX teve nos signos da diversidade e da multiplicidade a base de seu caráter renovador. A sua brevidade, decretada por Eric Hobsbawm em 1994, pode ser relacionado muito menos com as décadas que o constituíram do que com a profusão de inovações e rearticulações que as preencheram. Incertezas, rupturas, nostalgias e fragmentações se condensaram em um período ao mesmo tempo sincrônico, diacrônico e anacrônico. E cuja influência para as próximas décadas ainda se envolve das brumas do possível e do imensurável. Nesse contexto, os conceitos de linguagem, identidade e subjetividade assumiram termos e definições plurais que, articuladas no tempo presente, buscaram lançar luz sobre o passado e o futuro, formaram um caleidoscópio de visões e revisões que modificaram permanentemente os estudos da linguagem, da literatura e da educação. Assim, a proposta do VII CIEL é reunir pesquisadores e profissionais das mais diferentes áreas que, ao discutirem questões do Novecentos ou a partir de suas múltiplas lentes, possam contribuir para a ampliação de nossos olhares sobre o século XX e a contemporaneidade.



I - Das inscrições:

As inscrições no VII CIEL poderão ser efetuadas, exclusivamente, por meio do formulário online disponível na página do evento. (http://eventos.uepg.br/ciel/)
Ao efetuar a inscrição, o participante deverá optar por uma das MODALIDADES previstas para o evento: ouvinte, proponente de simpósio, participante de simpósio, proponente de Grupo de Trabalho (GT), participante de GT ou apresentador de pôster.
Para qualquer uma delas, o valor da inscrição é de R$50,00, montante que deverá ser depositado no Banco Itaú / Agência. 4141 / Conta Corrente 03172-6.
Os proponentes de simpósios e GT’s deverão aguardar o aceite emitido pela comissão científica para realizar o pagamento da taxa de inscrição.
Importante: o valor da inscrição será cobrado por cada trabalho ou proposta apresentada à comissão científica. No caso, por exemplo, do participante desejar propor um simpósio e também apresentar um trabalho em um GT, deverá ser depositado o valor de R$100,00 na referida conta. O limite de inscrições é de 02 trabalhos como autor (seja proponente ou apenas participante) e de 01 como co-autor.
Uma cópia do comprovante do depósito deve ser enviada para o e-mail: ciel@uepg.br ou entregue pessoalmente na sala B216, Bloco B do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Praça Santos Andrade, 1), das 14h00 às 18h00.

II – Das datas:

- Início das inscrições: 15/04
- Propostas de simpósios e GT’s: até 17/05
- Participação com comunicação ou pôster: até 31/05
- Participação sem comunicação: até 14/06
- Envio dos textos completos para os anais: até 02/08


III – Das modalidades de participação:


a. OUVINTE: participação em todas as atividades oferecidas durante o evento. Não há exigência quanto à titulação do participante.

b. PROPONENTE DE SIMPÓSIO: é necessária a titulação mínima de Mestre para participar nessa modalidade.

É possível propor até dois simpósios, respeitando-se o limite de inscrições apontado no item I. Os simpósios deverão ter um número mínimo de três e máximo de cinco participantes cada, incluindo o proponente. Todos os participantes apresentarão seus trabalhos e, se assim desejarem, disponibilizarão seus textos para publicação nos anais do evento. Os trabalhos somente poderão ser apresentados por seus autores e em hipótese alguma será possível escolher previamente ou alterar a data ou horário de apresentação, que serão divulgados com antecedência na página do VII CIEL.

Há a possibilidade de uma mesma proposta apresentar dois autores, desde que a dupla autoria seja devidamente apontada no ato da inscrição. Caso os dois proponentes apresentem trabalhos distintos, um deles deverá realizar uma inscrição específica como participante do simpósio e pagar a respectiva taxa de inscrição. Assim, a emissão de dois certificados ficará assegurada. Deve-se ressaltar que, nesse caso, o número de participantes a serem aceitos para o simpósio será reduzido para 03 (três).

No caso de trabalhos resultantes de orientação direta, o proponente pode optar por indicar o próprio nome como co-autor(a), respeitando-se o limite apontado no item I. Não há restrição para indicações de determinado participante como orientador(a) de trabalhos apresentados

Após o preenchimento do formulário on-line, todas as propostas de simpósios devem ser enviadas com título, ementa (entre 200 e 300 palavras) e titulação do proponente para o e-mail ciel@uepg.br A Comissão Científica entrará em contato para confirmar o aceite.

O tema do evento é indicativo, mas não exclusivo para proposição dos simpósios.

O proponente que assim desejar pode indicar os nomes dos participantes para o simpósio ou deixar as vagas disponíveis para que outros profissionais, conforme seus interesses, solicitem essa participação. Em qualquer um dos casos, a escolha é de responsabilidade única do proponente.

Todos os participantes do simpósio, inclusive o proponente, devem disponibilizar os resumos dos seus trabalhos no site do evento.

Importante: caso o simpósio não atinja o número mínimo de participantes não haverá devolução das inscrições efetivadas. O(s) proponente(s) e participantes poderão, no entanto, participar do evento na condição de ouvintes, caso não tenham proposto outras atividades ou se inscrito em outro simpósio ou GT.


d. PROPONENTE DE GRUPO DE TRABALHO (GT): diferentemente do simpósio, os GT”s se caracterizam pela especificidade dos temas propostos e, consequentemente, da proximidade entre os assuntos ou linhas de pesquisa abordados. Constitui, dessa maneira, oportunidade para grupos de pesquisa e/ou estudo divulgarem seus trabalhos e/ou resultados. A titulação mínima exigida do proponente é a de Mestre.

É possível propor até dois GT’s, respeitando-se o limite de inscrições apontado no item I. Os GT’s deverão ter um número mínimo de seis e máximo de dez participantes cada, incluindo o proponente. Todos os participantes apresentarão seus trabalhos e, se assim desejarem, disponibilizarão seus textos para publicação nos anais do evento. Os trabalhos somente poderão ser apresentados por seus autores e em hipótese alguma será possível escolher previamente ou alterar a data ou horário de apresentação, que serão divulgados com antecedência na página do VII CIEL.

Há a possibilidade de uma mesma proposta apresentar dois autores, desde que a dupla autoria seja devidamente apontada no ato da inscrição. Caso os dois proponentes apresentem trabalhos distintos, um deles deverá realizar uma inscrição específica como participante do GT e pagar a respectiva taxa de inscrição. Assim, a emissão de dois certificados ficará assegurada. Deve-se ressaltar que, nesse caso, o número de participantes a serem aceitos para o GT será reduzido para 08 (oito).
No caso de trabalhos resultantes de orientação direta, o proponente pode optar por indicar o próprio nome como co-autor(a), respeitando-se o limite apontado no item I. Não há restrição para indicações de determinado participante como orientador(a) de trabalhos apresentados

Após o preenchimento do formulário on-line, todas as propostas de GT’s devem ser enviadas com título, ementa (entre 200 e 300 palavras) e titulação do proponente para o e-mail ciel@uepg.br A Comissão Científica entrará em contato para confirmar o aceite.

O tema do evento é indicativo, mas não exclusivo para proposição dos GT’s.

O proponente que assim desejar pode indicar os nomes dos participantes para o GT ou deixar as vagas disponíveis para que outros profissionais, conforme seus interesses, solicitem essa participação. Em qualquer um dos casos, a escolha é de responsabilidade única do proponente.

Todos os participantes do simpósio, inclusive o proponente, devem disponibilizar os resumos dos seus trabalhos no site do evento.

Importante: caso o GT não atinja o número mínimo de participantes não haverá devolução das inscrições efetivadas. O(s) proponente(s) e participantes poderão, no entanto, participar do evento na condição de ouvintes, caso não tenham proposto outras atividades ou se inscrito em outro simpósio ou GT.


d. PARTICIPANTE DE SIMPÓSIO OU GT: não há titulação mínima exigida para essa modalidade. Todos os interessados nestas categorias precisam optar por simpósios ou GT’s propostos (disponíveis no site) e solicitar o aceite, via e-mail do proponente. Só depois dessa etapa é que será possível a efetivação da inscrição. Ressalta-se, uma vez mais, a observação do limite de inscrições apontado no item I.

Há a possibilidade de um mesmo trabalho apresentar dois autores, desde que a dupla autoria seja devidamente apontada no ato da inscrição.

Os alunos de graduação interessados em apresentar trabalhos em simpósios e/ou GT’s deverão obrigatoriamente indicar um(a) professor(a) da sua instituição de origem como orientador(a) responsável.

As inscrições como participante nos simpósios e/ou GT’s redundam, necessariamente, na observação e no respeito aos horários estipulados para as apresentações e as discussões decorrentes.


e. APRESENTAÇÃO DE PÔSTER: a apresentação de pôsteres ocorrerá ao longo dos dias do evento, com datas e horárias a serem definidas pela coordenação responsável. Não há titulação mínima exigida para essa modalidade.

Entretanto, todos os participantes deverão indicar um(a) professor(a) orientador(a) que se responsabilizará pela organização e apresentação do trabalho.

Há a possibilidade de um mesmo trabalho apresentar dois autores, desde que a dupla autoria seja devidamente apontada no ato da inscrição.

Os pôsteres deverão obrigatoriamente respeitar os parâmetros, padrões e medidas estabelecidas pela coordenação responsável:
·        Medida: 1,20 m X 0,90 m (impresso em lona, com acabamento de banner, para pendurar nos suportes).
·        Apresentação em formato de painel, contendo imagens, fotos, quadros estatísticos e texto, destacando aspectos relevantes da atividade.
·        No pôster deve constar: instituição, departamento/órgão, título do trabalho (obrigatoriamente idêntico ao título do resumo), nome do(s) autor(es) (aluno/a e orientador/a)  e dos parceiros e/ou financiadores;  objetivos; aportes teóricos; metodologia; resultados; referências;
·        Há necessidade de permanência dos apresentadores junto aos pôsteres enquanto durar a sessão, para responder as perguntas dos interessados no seu trabalho.
·        O Pôster deverá ser fixado pelo coordenador e monitores no dia da apresentação,  30 minutos antes do horário estipulado, no local indicado.


IV – Das comunicações


Tanto nos simpósios quanto nos GT’s, cada comunicador terá um limite máximo de 15 (quinze) minutos para a apresentação de seu trabalho.
Serão reservados 05 (cinco) minutos para as discussões ou questionamentos suscitados por cada um dos trabalhos. Caso o proponente assim deseje, o tempo destinado ao debate pode ser acumulado e reservado para uma discussão geral após o término das apresentações.

Haverá um intervalo (coffe break) no período da manhã das 10h10min às 10h30min e no período da tarde das 15h10min às 15h30min.

Para um bom desenvolvimento das atividades, pede-se que os horários e o tempo destinado às apresentações sejam rigidamente respeitados.

V – Das normas de apresentação


a. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS

* Não serão aceitos resumos editados em desacordo com as normas aqui descritas.
* * Os aceites serão divulgados na página do evento.

* Os resumos deverão conter entre 200 e 300 palavras e de 3 a 5 palavras-chave.
*Usar espaçamento simples, sem recuo de parágrafo, letra Times New Roman, tamanho 11.
* Não usar notas de rodapé, nem referências ao final (se indispensável, citar no texto do resumo).
* Os resumos serão publicados no próprio site do evento com ISSN.

b. NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DE TEXTO PARA PUBLICAÇÃO

* Serão publicados apenas os textos efetivamente apresentados no evento e que obedeçam às normas aqui disponibilizadas.
* Os textos deverão ser enviados para o ciel@uepg.br até o dia até 02 de agosto de 2013 e os autores só deverão considerar efetivada a entrega quando receberem um e-mail de confirmação da Comissão Organizadora do VII CIEL.
* Os textos serão disponibilizados na página do evento com ISSN.
* Formato do arquivo: Microsoft Word versão 95 ou superior.
* Configuração da página: tamanho A4, sendo todas as margens com 3 cm e justificadas.
* Limite de páginas: no mínimo oito e no máximo doze.
* Fonte: Times News Roman, corpo 12.
* Espaçamento: 1,5. Simples apenas para as citações.
* Citações: recuo de 1 cm, à esquerda, em relação ao corpo do texto; fonte: Times News Roman, corpo 11.
* Apresentar o trabalho na seguinte sequência: título, nome(s) do(s) autor (es), indicação de co-autoria, se houver; texto; notas e referências bibliográficas; anexos e/ou apêndices.
* Título centralizado, em maiúsculas, sem negrito ou grifo, na primeira linha da primeira página.
* Subtítulos (se houver) sem adentramento, sem negrito ou grifo, numerados em algarismo arábicos (0. Introdução); apenas a primeira letra de cada subtítulo deve ser maiúscula. O(s) nome(s) do(s) autor(es), assim como do(s) co-autor(es), deve(m) estar duas linhas abaixo do título, alinhado(s) à esquerda, seguido(s) da(s) respectiva(s) titulação(ões) (graduando, graduado, especialista, mestre ou doutor) e da sigla da instituição de filiação, se houver. Exemplo:

                Maria da Silva (doutora) - UNICENTRO

* As referências devem vir duas linhas abaixo do final do texto, em corpo 12, ordem alfabética, sem numeração, sem adentramento, espaçamento simples, apresentadas de acordo com as normas da ABNT, conforme exemplos a seguir;
Se obra no todo:

PENNA, Cornélio. A menina morta. Rio de Janeiro: Artium, 1997.

Se parte de obra:

LIMA, Luiz Costa. Ficção: As linguagens do modernismo. In: ÁVILA, Affonso. O modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 69-86.

Se artigo periódico:

MIRANDA, Wander Melo. A menina morta: a cena muda. O eixo e a roda, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 69-77, 1983.

Se texto da Internet:

ZILLY, Berthold. A barbárie: antítese ou elemento da civilização? Do Facundo de Sarmiento a Os sertões de Euclídes da Cunha. Gramsci e o Brasil. 2001. Disponível em: < http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv175.htm>. Acesso em: 20 out. 2001, 16h30.

* A citação de autores, incluída no trabalho, deve seguir o sistema autor/data, podendo apresentar a indicação da página, por exemplo, (Lima, 1976) ou (Lima, 1976, p. 57).

* As remissões para notas de conteúdo deverão ser feitas por números, na entrelinha superior.

* Anexos ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

* A revisão dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.


VI – Da certificação


Os certificados do VII CIEL serão confeccionados e disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Os proponentes e comunicadores dos simpósios e/ou GT’s receberão os respectivos certificados ao término de suas apresentações.

Os inscritos na modalidade ouvinte poderão retirar seus certificados diretamente no site da PROEX (https://sistemas.uepg.br/desenvolvimento/pro-reitorias/proex/siaex/public/) em até 30 (trinta) dias após a conclusão do evento.


VII – Dos casos omissos


Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela coordenação geral e pela comissão científica do VII CIEL.



Ponta Grossa, março de 2013


Prof. Dr. Evanir Pavloski
Coordenador geral do VII CIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário