sábado, 11 de junho de 2011

Conheça um pouco sobre o escritor Luiz Ruffato



Luiz Ruffato é mineiro (Cataguases, 1961). Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1981. Nesta profissão, em São Paulo, fez carreira no Jornal da Tarde a partir de 1990, encerrando suas atividades em abril de 2003, quando passou a se dedicar exclusivamente à literatura.

Como escritor, publicou seu primeiro livro em 1998, "Histórias de remorso e rancores"; em 2000, publicou "(os sobreviventes)", que recebeu Menção Especial no Prêmio Casa de las Américas, de Cuba. Em 2001, seu terceiro livro, "Eles eram muitos cavalos", Prêmio APCA, Prêmio Machado de Assis de Narrativa da Fundação Biblioteca Nacional (também publicado na Itália, França e Portugal). Em 2002, "As máscaras singulares", de poemas, e "Os ases de Cataguases", ensaio.

Em 2005 publicou "Mamma, son tanto felice" (também editado na França) e "O mundo inimigo", os dois primeiros títulos de "O inferno provisório", série composta por cinco volumes, que tenta compor a história da industrialização do Brasil a partir do ponto de vista do trabalhador urbano. Com uma bolsa da Fundação Vitae, escreveu o terceiro volume, "Vista parcial da noite", publicado em 2006, Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. 
http://www.amoresexpressos.com.br/_html/autores/autor_luiz.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário